Novembro Azul: Saúde do Homem e a atuação dos farmacêuticos

O mês de novembro é mundialmente conhecido pelo movimento de combate ao câncer de próstata. 

O câncer na próstata é o tipo de tumor mais comum em homens com mais de 50 anos. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, a incidência estimada, para 2020, foi de 65.840 casos novos por este câncer. E em 2019 ocorreu o registro de 15.983 óbitos.

A principal forma de combate desse câncer é a prevenção através de exames regulares e consultas com médicos urologistas. Isto porque, na fase inicial, a doença não apresenta sintomas e quando eles surgem, em geral, o estágio já é mais avançado.

Todos os homens a partir dos 50 anos devem realizar os seus exames periódicos. Se houver algum histórico familiar ou fator de risco, a idade baixa para 45 anos.

Os farmacêuticos têm papel imprescindível nas diferentes fases: da prevenção à atenção à doença e atuando junto a equipe multidisciplinar, para o processo de comunicação, fornecendo informações sobre farmacocinética, farmacodinâmica, doses usuais, formas e vias de administração, doses máximas, toxicidade cumulativa, incompatibilidades físicas e químicas com outras drogas e estabilidade de medicamentos, dentre outros.

Vale destacar a atuação dos farmacêuticos na farmacovigilância: o farmacêutico auxilia na detecção e identificação de reações adversas que estes medicamentos podem causar. Podem, assim, propor medidas adequadas de prevenção a estas reações adversas, diminuindo o tempo de internação do paciente e minimizando os principais sintomas que ocorrem após a quimioterapia. No que se refere ao acompanhamento do tratamento quimioterápico, a ação do farmacêutico é parte fundamental para garantir a qualidade e a segurança da terapia em quaisquer das etapas da doença. É um profissional que está presente desde o diagnóstico, a escolha e aquisição dos medicamentos até a manipulação dos quimioterápicos.

E aproveitamos mais esta oportunidade para reafirmarmos que nós farmacêuticos atuamos em todas as fases de vida das pessoas, atendendo suas necessidades com compromisso, competência e responsabilidade! E neste sentido nos unimos, para numa só voz, clamar por nossa valorização salarial, de proteção dos direitos, por respeito por parte dos empregadores, públicos e privados. 

E ainda deixamos o recado aos homens: cuidem-se e estejam bem para você e para quem ama! E sempre procure pelo farmacêutico!

Saiba mais:

INCA – https://www.inca.gov.br/