07 de setembro: Exigimos respeito!

A Independência do Brasil não foi algo que ocorreu da noite para o dia, muito menos apenas na manhã do dia 7 de setembro de 1822. Historicamente, foi um fato envolto numa série de outros desdobramentos anteriores.

Ainda à época da subordinação a Portugal, imagina-se um cenário no qual  Dom Pedro I assumiu um país gigante em território, mas não completamente unido. A principal fonte de apoio ao imperador era a aristocracia rural do sudeste, principalmente das províncias de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Na prática a construção de uma ideia de país enquanto nação levou tempo, e não  se estabeleceu imediatamente após o 7 de setembro de 1822.

Mas ao analisarmos a formação da nação brasileira, podemos afirmar que o povo é o herói e autor da nacionalidade e pelos avanços ocorridos no país. Somos um povo uno, com um modo original de afirmar nossa identidade. temos um país com uma cultura própria, produto de sua história.

Mas será que o Brasil é um país independente? Daí é preciso refletir, pois um país independente é aquele que tem total autonomia para cuidar de todas as suas responsabilidades que acontecem nos limites geográficos de suas fronteiras. Ser independente é ser uma nação governada de acordo com o que foi definido pelo povo a partir de suas tradições ou convicções sem que o governo de qualquer outro país possa interferir. Ser independente é ser capaz de implementar as políticas sobre a maneira de organizar a administração, a economia, a política e as demais instituições sociais. Ser independente é respeitar a força de trabalho que produz as riquezas para o país.

E este momento da pandemia da Covid19 tem nos demonstrado as deficiências do país. Mostra que o Brasil precisa desenvolver suas políticas industrial, científica e tecnológica para fugir da dramática dependência em insumos para medicamentos e equipamentos de saúde. Necessita assumir com responsabilidade a implementação   de políticas públicas para minimizar a desigualdade social e garantir a proteção às vidas. Precisa garantir todos os preceitos constitucionais.

Se faz necessária a imunização ampla da população contra a Covid19; o cumprimento das responsabilidades dos empregadores, públicos e privados, como a entrega de EPI ‘s em quantidades suficientes e o respeito ao pagamento, por exemplo, de adicional de insalubridade e de salários justos.

Neste dia 07/09/2021, a categoria dos farmacêuticos que atua nas mais distintas áreas, da pesquisa, no diagnóstico laboratorial, na produção, no controle de qualidade à dispensação de medicamentos manifesta suas reivindicações por valorização ao seu trabalho, que tem no seu fazer atender as necessidades de saúde das pessoas e construir um país soberano.