Sindifars em ação: atualização das negociações

Quando ocorrem dificuldades e ausência de avanços na negociação direta com sindicatos patronais, tem-se a alternativa de buscar mediação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Neste momento as informações que temos para os farmacêuticos que atuam no RS são:

Sindunort, sindicato patronal que representa farmácias em Passo Fundo e região. Este patronal segue se negando a negociar. Não apresentou nenhuma contraproposta junto ao TRT para o período 2019/2020. Deste modo, segue para julgamento de dissídio.

Sindihospa, sindicato patronal que representa hospitais e clínicas privadas em Porto Alegre. Com este sindicato a convenção coletiva de trabalho está em vigência até 31/07/2021. Ocorre que este sindicato não tem apresentado proposta num patamar mínimo aceitável. Diante disso, o Sindifars se juntou aos demais sindicatos de trabalhadores da saúde no pedido de mediação junto ao TRT. Mas infelizmente ainda sem avanços. Assim, o desembargador Francisco Rossal deixou encaminhado que o Sindihospa apresente concretamente proposta de reajuste aos farmacêuticos e demais trabalhadores, apontando, inclusive, a possibilidade de antecipação salarial com vistas à data-base de 2021.

SindiberfRS, sindicato patronal que representa os hospitais filantrópicos. Excetuando as regiões do Vale dos Sinos e Taquari, que desde 2016 negociam com o Sindifars, mas no momento da assinatura recuam. Com demais regiões do estado, temos convenção coletiva em vigência até 31/07/2021. Mas não assinaram aditivo à norma coletiva em 2020 sobre reajuste salarial. O Sindifars, também em conjunto com demais sindicatos dos trabalhadores, solicitou mediação no TRT. Entre a 1º e 2º mediação, foi pedida reunião com SindiberfRS para esta está fechando proposta que será apreciada pela assembleia dos farmacêuticos, data ainda a ser agendada pelo Sindifars.

Sinprofar, sindicato patronal que representa farmácias na maior parte dos municípios gaúchos. Diante do fato do Sinprofar tencionar com propostas de alterações que impactam na jornada de trabalho dos farmacêuticos, que, na prática, remete a redução do número de profissionais nas farmácias, altera a rotina pessoal dessas pessoas, e ainda possibilita o cumprimento de horas a mais de trabalho, bem como nenhum aceite de pagamento, por exemplo, pelos serviços farmacêuticos, o Sindifars solicitou mediação no TRT e aguarda esta mediação para o prosseguir nas negociações.

Os sindicatos patronais atacadistas e farmácias em Três Passos sem manifestação para negociação com Sindifars.

Pedimos que os colegas mantenham seus dados cadastrais atualizados junto ao Sindifars, basta clicar aqui, e acompanhem as mídias sociais da entidade (Facebook, Instagram, Site, Aplicativo).