Eleições Municipais: a decisão na sua mão!

Votar é um ato de cidadania. É expressão de um dos pressupostos mais importantes da democracia, através da participação política da(o) cidadã(o).

E em particular as eleições municipais têm uma importância destacada, visto que é na cidade que a vida acontece de forma efetiva; onde, de fato, são vivenciadas e percebidas as ações políticas dos governantes eleitos. Assim, prefeitos, como vereadores, têm papel fundamental para uma prática política que seja realizada para o bem-estar da população.

Em 15 de novembro foram eleita(o)s vereadora(e)s que irão elaborar as leis que regulamentará a vida da cidade; fiscalizar a atuação do executivo; e ser o porta voz dos munícipes.

A(o) prefeita(o) é a autoridade máxima na estrutura administrativa do Poder Executivo do município tendo por dever administrar a cidade, com respeito ao previsto na legislação vigente assim como propondo, se necessário, novas normas destinando as aplicações dos recursos públicos; definindo a organização da saúde e da educação infantil, bem como a limpeza e a iluminação públicas e o sistema de transporte urbano, dentre outros.

O Sindifars, juntamente com a Federação Nacional dos Farmacêuticos, apresentou uma pauta democrática com as reivindicações da categoria dos farmacêuticos, no dia 21/09/2020. Você pode acessar a pauta aqui.

Neste ano de 2020, 6 municípios gaúchos terão 2ª turno: Canoas, Caxias do Sul, Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria.
Abaixo os nomes da(o)s candidata(o)s, em ordem alfabética por cidade, e para quais destacamos suas propostas a partir da busca de palavras-chaves relacionadas as atividades da(o)s farmacêutica(o)s: análises clínicas, assistência farmacêutica, ciência, diagnóstico, epidemiológico, fitoterapia, industrial, inovação, laboratório, medicamento, parque tecnológico, práticas integrativas e complementares, produção, uso racional de medicamentos e vigilância.
Dia 29 de novembro compareça as urnas e vote tomando todos os cuidados sanitários para sua segurança.

Canoas

Luiz Carlos Ghiorzzi Busato (PTB)

Acesse a íntegra da proposta de governo aqui: pje-530464d9-Proposta-de-governo-Busato

Qualificação e ampliação da relação de medicamentos essenciais, visando a qualificação dos serviços de assistência farmacêutica; o desenvolvimento e a valorização de recursos humanos; e a garantia de acesso e promoção do uso racional de medicamentos por intermédio de ações que disciplinem a prescrição, a dispensação e o consumo, atendendo aos preceitos da Portaria MS nº 3.916/98, que institui a Política Nacional de Medicamentos. Neste sentido, a Relação de Medicamentos Essenciais gaúcha deve se integrar às dos municípios.
Manutenção da entrega de medicamentos e dietas em casa, para pacientes idosos e acamados, dando continuidade ao atendimento disponibilizado durante a pandemia.

Jairo Jorge da Silva (PSD)

Acesse a íntegra da proposta de governo aqui: 5_1599869539510-Jairo-Jorge

Distribuição completa de medicamentos nas 6 (seis) farmácias municipais, retomada do programa Saúde em Casa e simplificação da troca de receitas.

Caxias do Sul

Adiló Angelo Didomenico (PSDB)
Acesse a íntegra da proposta de governo aqui: 5_1600867688289-Adilo

Implementar a política municipal de incentivo à inovação tecnológica que cria o Programa Municipal de Incentivo ao Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, e o Conselho e o Fundo Municipal de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia e Inovação (PROJETO DE LEI nº 104/2019).
Expandir e incrementar a Incubadora INEC bem incentivar outros centros Tecnológicos, como forma de apresentar oportunidades de trabalho e renda utilizando como referência os modelos de Smart Cities.

Gilberto José Spier Vargas (PT)
Acesse a íntegra da proposta de governo aqui: 5_1600259951465-Pepe-Vrgas

Aquisição de equipamentos e medicamentos.

Pelotas

Ivan Admar Dornelles Duarte (PT)
Acesse a íntegra da proposta de governo aqui: 5_1600895096952-Ivan

Revisar REMUME – Relação Municipal de Medicamentos.
Inserir Práticas Integrativas e Complementares como fitoterapia e acupuntura no SUS Pelotas.
Implantar e executar as 29 terapias integrativas (homeopatia, fitoterapia, acupuntura, massagem, etc.) conforme resolução de 2006 (em todas unidades de saúde).
Ampliar os serviços do centro de especialidades com raio-x, eletrocardiograma e exames laboratoriais públicos em parceria com as universidades. Criação da Semana Anual de Talentos da Juventude, com o objetivo de despertar talentos para as áreas de Ciência e Tecnologia, Cultura e Artes, Esporte, Mundo Trabalho e cidadania, prioritariamente nas escolas públicas da cidade.

Paula Schild Mascarenhas (PSDB)

Acesse a íntegra da proposta de governo aqui: 5_1601047345405-Paula

Criar um programa de medicamentos em casa para grupos prioritários. Consolidar Pelotas como referência pela capacidade de realizar pesquisas científicas, desenvolvimento tecnológico e inovação, com a presença de institutos e centros de pesquisa científica, centros de educação tecnológica e de educação superior, Parque Tecnológico e empresas intensivas no uso de tecnologia. Dar apoio à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, com foco em áreas temáticas prioritárias, como Saúde, Segurança e Educação. Estimular a promoção de eventos técnico-científicos nacionais e internacionais, tornando a cidade um polo regional de novas oportunidades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Apoiar e ampliar a agenda de eventos do Pelotas Parque Tecnológico, que visem ao empreendedorismo e à inovação, fortalecendo Pelotas como um dos importantes polos de inovação no estado do Rio Grande do Sul. Criar um laboratório municipal de análises clínicas. Fortalecer o SUS regional como importante estratégia de resposta à pandemia da COVID-19, dedicando esforços e estabelecendo parcerias para melhor entender a doença e sua evolução, em preparar e coordenar redes de atenção e em definir o aumento do acesso e a priorização do uso dos testes de diagnóstico na população, a fim de subsidiar a tomada de decisão.

Porto Alegre

Manuela Pinto Vieira D’Ávila (PCdoB)
Acesse a íntegra da proposta de governo aqui: 5_1600532993654-programa-governo-Manuela-2020

Fortalecer a vigilância epidemiológica das doenças nos territórios e nos espaços de trabalho e circulação.
Organizar ações de prevenção, testagem, rastreio e isolamento dos casos identificados da Covid-19.
Medicamento mais perto da casa: ampliar as farmácias distritais.
Pela consolidação e expansão da cidade enquanto polo de desenvolvimento científico, tecnológico. Porto Alegre conta com parques tecnológicos de grande expressão, como o TECNOPUC , Parque Zenit e CEITEC.

Sebastião de Araújo Melo (MDB)
Acesse a íntegra da proposta de governo aqui: 5_1600395656527-sebastião-mello

O TecnoPUC, um dos maiores parques tecnológicos da América Latina, está no coração geográfico de Porto Alegre. E muito próximo temos os ativos de informação e tecnologia da UFRGS, além do TecnoSinos, em São Leopoldo, e o Techpark, em Novo Hamburgo. Esse imenso estoque de conhecimento e talentos desenvolvido pelo ecossistema virtuoso das universidades não nos deixa dúvida: a Prefeitura tem que ajudar a fortalecer esse ecossistema num de seus fundamentos: adensar o dinamismo econômico das empresas que tem capacidade gerar emprego, renda e dinheiro novo para a prosperidade da cidade.

Santa Maria

Sérgio Roberto Cecchin (PP)
Não conseguimos acesso ao plano de governo

Jorge Cladistone Pozzobom (PSDB)
Não conseguimos acesso ao plano de governo

Obs: Entrevista com os dois candidatos de Santa Maria pode ser acessada clicando aqui.