Em tempos de Covid-19 e a atuação do Sindifars

O Sindicato dos Farmacêuticos no Estado do Rio Grande do Sul (Sindifars), ao longo de sua trajetória, nunca mediu esforços pela valorização e proteção ao trabalho farmacêutico.

Mas especificamente neste momento que vivemos uma pandemia, o Sindifars tem focado com os empregadores sobre a obrigatoriedade de medidas de segurança que vão além da disponibilidade de álcool gel, máscara e sim de EPI’s, conforme preconiza a Norma Regulamentadora nº 6, do Ministério do Trabalho.

O Sindifars, além de buscar informações das providências das empresas, neste momento, tem proposto aos sindicatos patronais normas coletivas específicas para tratarmos sobre questões decorrentes desta pandemia. Tais instrumentos podem ser firmados entre o sindicato e a empresa, diretamente.

Já foi providenciado o encaminhamento de ofícios as entidades patronais e governo do Estado, para orientação e questionamento das medidas que vêm sendo adotadas, visando a proteção da saúde dos farmacêuticos.

A Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) também está tomando diferentes providências, que certamente irão repercutir aos farmacêuticos que atuam no estado do Rio Grande do Sul.

Estamos mantendo contato e busca de alternativas com as demais entidades, da categoria, da área da saúde e todos que contribuam pelo bem comum.

Muito importante os farmacêuticos enviarem suas dificuldades e dúvidas para sindifars@sindifars.com.br, para que tenhamos, em conjunto com a nossa assessoria jurídica, condições de responder caso a caso, com olhar das diferentes especificidades.

Vale destacar a relevância do trabalho farmacêutico, no setor público como privado, que atua na pesquisa, nos laboratórios de análises clínicas, mas também nos laboratórios públicos, que como na indústria, produzem os medicamentos; a vigilância em saúde, que passa ter grande visibilidade neste período de pandemia; no atacado, cuidando da logística de medicamentos e insumos; nos hospitais, no cuidado e atendimento as necessidades de tratamento dos pacientes; e a farmácia, que se destaca como serviço essencial e tem o papel de estabelecimento sanitário irradiador de noções básicas de cuidados da saúde, dos serviços farmacêuticos e de promoção do uso racional de medicamentos.

Os farmacêuticos, como todos os profissionais da saúde, estão na linha de frente no atendimento aos pacientes, nas suas diferentes áreas de atuação, cada um com suas especificidades definidas por suas funções, e tendo o seu fazer voltado para atender as demandas e necessidades da saúde das pessoas. Portanto, os farmacêuticos e todas as demais profissões da saúde, estão diariamente expostos a riscos e que neste momento exige que empregadores, públicos e privados, mais do que nunca, cumpram com seu dever e responsabilidade aos que garantem o funcionamento dos seus serviços.

No contexto destes locais de trabalho, uma pauta sindical, de todas as categorias, diz respeito ao adicional de insalubridade, que tem seus critérios de pagamento decorrentes de leis e perícia no local de trabalho. A anos o Sindifars tem na sua pauta de reivindicações, que é aprovada pela assembleia dos farmacêuticos, a solicitação de 40% de adicional de insalubridade sobre a remuneração. Como este é um assunto que requer avaliação técnica, depende não somente do local de trabalho, mas da função e periodicidade do serviço, não é uma rubrica obrigatória de pagamento. Por isso, os colegas farmacêuticos que tiverem interesse podem enviar e-mail ao Sindifars que irá analisar caso a caso e definir as providências possíveis e cabíveis, em conjunto da assessoria jurídica.

Por muitas vezes o trabalho do sindicato não é percebido pois, de modo geral, as pessoas tem a tendência de pensar em situações individuais. Porém, a atuação do Sindifars, pela proteção do trabalho farmacêutico, que perpassa pela garantia de seus direitos e a defesa da saúde se dá em diferentes frentes e de forma constante, sendo, portanto, um benefício coletivo.

No dia-a-dia, o Sindifars se mantém atento e acompanhando as políticas públicas, negociação com os diferentes sindicatos patronais, aprimorando as formas e instrumentos de comunicação para estreitar o contato com os colegas farmacêuticos. Sem esquecermos que sindicato não é uma diretoria eleita, e sim a categoria, que permite a representatividade da entidade.

Aproveitamos a oportunidade para sugerir que os colegas farmacêuticos sigam o Sindifars no instagram, facebook e acessem o app e site, bem como mantenham seus dados atualizados conosco. Tais instrumentos de comunicação são ferramentas favoráveis a você mesmo.

O Sindifars segue no seu compromisso pela valorização e proteção do trabalho farmacêutico e defesa do SUS, mesmo diante de muitas dificuldades de nossa atuação pelas retiradas das arrecadações e estruturas gerais para funcionamento do sindicato. Mas para nossa diretoria não nos renderemos a tantos retrocessos e não deixaremos de apoiar a categoria e entidades em prol de dias melhores.