Seminário: A Reforma Sanitária, 30 anos: como anda a saúde da nossa democracia?

Inscrições no local ou no formulário, clique aqui.
Evento do Facebook, aqui.

Célia Chaves – Professora aposentada da UFRGS, Diretora do Sindicato dos Farmacêuticos do RS e da Federação Nacional dos Farmacêuticos; Membro da Comissão de Educação Permanente para o Controle Social do SUS do CNS. Ex-presidenta do Conselho Estadual de Saúde. Foi delegada na 8a Conferência Nacional de Saúde e esteve presente em todas as CNS desde então.

Monika Dowbor – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unisinos. Pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). Estudou, entre outras coisas, a atuação do Movimento Sanitário brasileiro nas décadas de 1970 e 1980.

*André Leite* – Mestre e doutor em psicologia. Residência com ênfase em saúde da família e comunidade. Especialista em Educação Permanente em Saúde. Estuda as relações entre militância, ativismo, protesto e movimentos sociais contemporâneos.

Após as falas dos convidados, o espaço estará aberto para debate e manifestação dos participantes.

Há mais de 30 anos a Reforma Sanitária Brasileira construiu o Sistema Único de Saúde, tendo como marcos históricos a 8a Conferência Nacional de Saúde, de 1986 e a Constituição de 1988. Este ano tivemos a 16a Conferência que nos convoca a pensar as lutas pela saúde nos dias de hoje. Quais relações ainda podemos construir entre saúde e democracia? São tempos de reafirmar a relevância dos espaços de participação social na construção da democracia em nosso país?

Realização/Organização:

Rede Nacional O Brasil Precisa de Conselho

PET Participação e Controle Social em Saúde

LAPPACS – UFRGS
LATEC SAÚDE – UFRGS

GPACE – UFRGS

Fórum Municipal dos Conselhos da Cidade

Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre