Sem o sindicato você perde: convenção coletiva, acordo coletivo e dissídio

Você sabia que sem o sindicato você não teria direito a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio?

O Sindicato dos Farmacêuticos do Rio Grande do Sul (Sindifars) se reúne, anualmente, com os sindicatos patronais para realizar a negociação coletiva, em que assegura direitos para os trabalhadores. Esse documento pode ser fechado através de convenção ou acordo coletivo ou dissídio. A diferença depende de como o processo de negociação se desenvolve. Mas todos propõe maior segurança para os farmacêuticos durante suas jornadas de trabalho e quando são desligados da empresa.

São nesses documentos que estão definidos o piso salarial, o reajuste, as férias, o 13º salário, horas-extras, vale alimentação e transporte, além de pontos adicionais como dispensa para estudar, insalubridade, jornada noturna, entre outros temas. Eles são essenciais e dependem de uma negociação igual e eficiente.

O Sindifars conta com uma assessoria jurídica capacitada para negociar com os sindicatos patronais. Toda essa estrutura tem um custo fixo e alto que era pago com a contribuição assistencial, descontada direto das empresas, e sindical, referente a um dia de trabalho do profissional. Com a reforma trabalhista, ambas foram extintas e o sindicato passou a ser financiado, exclusivamente, pela associação do farmacêutico ao sindicato.

A sua participação nesse apoio é essencial para que o Sindifars siga auxiliando a categoria da melhor maneira possível. Sem o sindicato você perde. Não perca mais nenhum direito. Juntos somos maiores que nossos desafios.