Outubro Rosa conta com as farmacêuticas e os farmacêuticos para atender às suas necessidades!

O Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure como um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama.

A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

O farmacêutico é parte integrante essencial da equipe multidisciplinar em oncologia, para o tratamento, mas também focalizando todas as medidas educacionais de prevenção.

As farmacêuticas e os farmacêuticos atuam em diferentes etapas de atendimento às necessidades das mulheres com câncer de mama, num trabalho multidisciplinar com demais trabalhadores da saúde. 

Atua na manipulação e gerenciamento dos medicamentos utilizados, em suas diferentes etapas, garantindo que os procedimentos sejam realizados da maneira adequada, conforme indicação e posologia do prescritor.

Mas também é responsável pela gestão da farmácia clínica e pelos serviços farmacêuticos. Ainda está no diagnóstico, na produção de medicamentos, pesquisa e na orientação, propriamente dita, no momento da dispensação dos medicamentos.

Convidamos as mulheres, em especial de 50 a 69 anos, que estejam atentas aos seus corpos. Busquem os serviços de saúde. E, sempre que necessário, peça para falar com as farmacêuticas e farmacêuticos, profissionais com competência para atender às suas necessidades.

Sindifars, cuidando de quem cuida!