Sindifars reafirma que farmacêuticos são do grupo prioritário para vacinação contra Covid-19

Em janeiro de 2021, foi iniciada a primeira fase da campanha de vacinação contra a Covid-19, na qual estão incluídas as trabalhadoras e trabalhadores dos serviços de saúde. Infelizmente o número de doses disponibilizadas ainda é muito baixa, não atingindo sequer 100% dos listados nesta 1ª etapa.

O Sindifars destaca que os farmacêuticos são profissionais essenciais e atuam nas áreas estratégicas na defesa das vidas. Tal afirmativa se concretiza como disposto na Lei nº 14023/2020 que considera os farmacêuticos como trabalhadores essenciais ao controle da Covid-19 e à manutenção da ordem pública. Neste sentido, compõem o grupo prioritário no recebimento da vacina e precisam compor as listas dos gestores, de acordo com os critérios estabelecidos por eles, das prioridades dentro do grupo prioritário.

O Sindifars se soma à nota de repúdio divulgada pelo Conselho Regional de Farmácia em que se mantem atento para que os colegas de fato componham a lista para receber a vacina e que não ocorra a imunização de pessoas que não compõem os grupos prioritários e mesmo dos que estejam em desacordo com suas funções desempenhadas no enfrentamento a Covid-19.

Assim, convidamos os colegas farmacêuticos a preencherem o formulário que tem por objetivo rastrear os serviços e áreas onde a vacinação já está ocorrendo, bem como aqueles que ainda não foram contemplados. Tais informações são importantes para garantirmos um mapeamento adequado da vacinação e ao identificarmos possíveis dificuldades no acesso à imunização, buscarmos as providências cabíveis.

Não deixe de preencher e encaminhar este formulário para todos os colegas de sua rede de contatos.

Se você se vacinou, mande sua foto e depoimento do dia da vacinação para o Sindifars divulgar (sindifars@sindifars.com.br)! Tal ação além de mostrar nossa alegria de fazer parte desse processo, também estimula campanha de conscientização das pessoas sobre a importância da vacina para o enfrentamento da Covid19.