Dia do(a) professor(a): A educação muda o mundo

Durante boa parte da nossa vida, a escola é a nossa segunda casa. Para muitos, ela desempenha inclusive um papel de família. É onde somos educados, aprendemos sobre as exatas e humanas e construímos lembranças que levamos para sempre.

Contudo, nada disso existiria se não tivéssemos as professoras e os professores a frente, com sua paciência e dom que são imprescindíveis para tornar o ensino rico e didático.

A(O)s professora(e)s deveriam ser reconhecidos e prestigiados todos os dias pelo trabalho incansável em educar para construir cidadã(ão)s para o futuro da Nação. Uma profissão responsável por ensinar a ler e escrever, fazer cálculos e aprender sobre fatos marcantes da nossa história, mas também essencial na fase adulta quando ingressamos nas universidades a fim de nos formarmos na área escolhida para trabalharmos. Esses profissionais participam da nossa vida quando ainda somos muito pequenos e seguem conosco por muitos anos.

Além dos desafios diários, a(o) professor(a) precisa estar sempre se atualizando e se adaptando às adversidades do ensino. Atualmente, a Covid-19 está sendo um grande desafio para esses profissionais que precisaram desenvolver métodos para dar aulas online, através de plataformas digitais, sem perderem os seus compromissos com seus alunos.

O desafio é ainda maior para os profissionais que atuam na rede pública e que contam com cada vez menos estrutura. Diariamente e, há alguns anos, os professores buscam maneiras de seguir ensinando, em instituições federais, que vem passando por um processo intenso de sucateamento, além de precisarem lidar com atrasos e parcelamentos de salários. Como se isto tudo não bastasse, são prejudicados diretamente com alterações na legislação que impactam em graves cortes e retirada de direitos, como os ocorridos, recentemente, com a reforma da previdência, que autoriza agora uma aposentadoria mais tardia e com a exigência de um maior tempo de contribuição.

Neste sentido destacamos de que o Sistema Federal de Universidades é um patrimônio da sociedade brasileira. Portanto, precisa ser defendido, de todas as maneiras possíveis, para receber orçamento justo e sustentável e ter respeitado sua autonomia universitária.

E ainda fundamental lembrarmos que a Constituição Federal de 1988, no seu artigo nº 205 define a educação como um direito de todos e que garante o pleno desenvolvimento da pessoa para o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho, e no artigo nº 206 estabelece a igualdade de condições de acesso ao ensino.

O Sindifars tem um enorme respeito e apreço por toda(o)s a(o)s professora(e)s e seguiremos juntos na luta por melhores condições e maior reconhecimento a vocês!

#AEducaçãoMudaOMundo!