Responda o questionário e contribua para a melhoria da saúde dos trabalhadores no Brasil

 

O Sindifars lançou, na semana passada, o questionário “Rede de Informações e Comunicação sobre a exposição de trabalhadores(as) ao SARS-COV-2 no Brasil” para que com base nas respostas dos farmacêuticos, entre outros profissionais, ajude o Sindifars, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (Diesat) a fazerem uma real análise de como está a saúde dos trabalhadores brasileiros diante da pandemia da Covid-19.

 

Responda o questionário aqui.

“Considerando estarmos no período da sociedade da informação, a criação da Rede visa contribuir com a produção e disseminação de informações a respeito do enfrentamento à pandemia do SARS-CoV-2, mas também das condições de trabalho, disponibilizando a divulgação das normas e orientações de prevenção à saúde dos trabalhadores que estão à frente de atividades consideradas essências, bem como remotamente, para oportunizar a troca de experiências entre serviços, trabalhadores e pesquisadores do campo da Saúde dos Trabalhadores (as)”, explicou a pesquisadora da Fiocruz, Maria Juliana Moura Correa.

 

O questionário contém perguntas que tem respostas opcionais. Contudo, vale salientar que todas as respostas são sigilosas e quanto mais completas melhor para possibilitar mudanças efetivas na estrutura dos locais de trabalho. “O questionário é bastante seguro, pois trabalhamos com uma rede chamada RedeCap que garante a segurança dos dados, respostas e de quem está respondendo o questionário, seguindo um modelo já existe para redes de pesquisa sobre contaminação em HIV ou em população vulnerável. Com isto, lidamos com questões sobre saúde e segurança no trabalho. Assim é fundamental que os trabalhadores participem, pois as respostas darão suporte às questões judiciais oriundas dessa exposição no diálogo direto com o Ministério Público do Trabalho, e epidemiológicas a partir do levantamento de dados estatísticos”, explicou a Coordenadora da Coordenação de Comunicação Institucional (CCI) da Direção da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), Rita Mattos.

 

O questionário é fácil de ser respondido. Para acessá-lo basta clicar aqui. Além das respostas serem claras e diretas, ele é intuitivo e rápido de ser respondido. Colabore com essa ação criada para implementar melhorias na saúde dos trabalhadores. É de suma importância a sua participação. Qualquer dúvida você pode mandar e-mail para redesarscov2.diesatensp@gmail.com ou sindifars@sindifars.com.br.

 

Participe!