DestaquesÚltimas Notícias

A abertura de vagas não substitui relações de trabalho dignas.

O Sindifars busca, há no mínimo cinco anos, a abertura de negociação com a Fundação Municipal de Saúde de Canoas (FMSC), sem sucesso, diante deste empregador se negar a negociar com o nosso sindicato. Nega, até, quando se pediu sermos incluídos na mediação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

Buscamos reuniões presenciais, sem êxito. Mantivemos envio de e-mails à presidência (que se alterou intensamente nos últimos anos), bem como a assessoria jurídica, a qual nos respondeu algumas das nossas mensagens. Estivemos na prefeitura de Canoas, levando as reinvindicações da nossa categoria.

O Sindifars sempre manteve contato com a(o) colegas que trabalham neste empregador. Inclusive aprovamos uma pauta de reivindicações que foi enviada para a FMSC, apesar de diferentes interlocutores deste empregador informar desconhecer os pontos de reivindicações.

Foi instituída uma comissão de reestruturação FMSC. Mas este empregador segue, em pleno ano de 2026, com a visão médico centrada, incluindo apenas o sindicato médico neste processo.

Temos a compreensão que não considerar, minimamente, a escuta e abertura de negociação com o Sindifars denota desrespeito ao trabalho farmacêutico, mas também o cuidado com as pessoas que buscam os serviços da FMSC. Pois prestar um serviço de qualidade perpassa respeitar todas as pessoas empregadas, como as farmacêuticas e os farmacêuticos! Afinal, a(o)s farmacêutica(o)s fazem bem à saúde de todas as pessoas!

E mesmo com ausência de relações dignas de trabalho, o município de Canoas segue insistindo neste tipo de gestão!

A Fundação Municipal de Saúde de Canoas (FMSC) é uma fundação pública de direito privado responsável pela gestão de serviços de saúde no município de Canoas, no RS, sendo vinculada à administração municipal.

Sindifars, cuidando do trabalho farmacêutico!