Unidade sindical: a força coletiva que garante conquistas para todas as categorias!
A unidade sindical é o principal instrumento de defesa da classe trabalhadora. Em um cenário de constantes ataques a direitos, de precarização das relações de trabalho e de tentativas de fragmentar as categorias, a organização coletiva se afirma como a força capaz de equilibrar a relação entre trabalhadora(e)s e empregadores. Quando os sindicatos atuam de forma unificada, ampliam seu poder de negociação, fortalecem a representação e constroem conquistas que ultrapassam os limites de uma única categoria, beneficiando o conjunto da classe trabalhadora.
No RS, a mais de duas décadas, o Sindifars mantém estreito contato com demais sindicatos somando forças nos processos de negociação e de demais pautas pela valorização do trabalho, e com todo o respeito as especificidades de cada categoria.
Um destes sindicatos que queremos destacar é o Sindicato dos Enfermeiros do RS (SERGS). Sindicato parceiro do Sindifars a muitos anos.
Por iniciativa do SERGS, em dezembro/25, obtiveram vitória junto a Câmara dos Vereadores de Eldorado do Sul: foi aprovado o PLE nº 176/2025, que altera a Lei Municipal nº 2.595/2007, para promover a reclassificação de cargos e salários dos servidores do Quadro Permanente do Município, redefinindo padrões e cargas horárias, adequando a Estrutura Administrativa do Poder Executivo e dá outras providências.
Isso significa dizer que a(o) colegas farmacêutica(o)s que atuam no município de Eldorado do Sul, junto à(o) enfermeira(o)s e demais servidora(e)s deste município receberam um aumento de 110% nos salários, equiparando a outros profissionais de nível superior com jornada de 40 horas no município.
Defender a unidade sindical é defender a democracia, a justiça social e o valor do trabalho. O Sindifars agradece ao SERGS, em nome da categoria farmacêutica, servidora em Eldorado do Sul, por todo o seu empenho e mobilização que resultou nesta grande vitória e reconhecimento no município.

