Viva as servidoras e os servidores públicos!
O dia 28 de outubro é uma data de homenagear e reafirmar as reivindicações das servidoras e dos servidores públicos, que inclui as farmacêuticas e os farmacêuticos, profissionais essenciais para o funcionamento da administração pública brasileira.
Vem aumentando o número de farmacêuticas e de farmacêuticos na condição de servidora(e)s públicos, que desempenham um papel essencial na saúde pública, atuando em diferentes níveis e setores do governo, como nos serviços de saúde, vigilância sanitária, hospitais e programas governamentais de assistência farmacêutica.
Para se tornar um(a) farmacêutico(a) servidor(a) público(a) é necessário ser aprovado em concurso público, que pode ser de âmbito municipal, estadual ou federal.
Seus regramentos, incluindo trabalhistas, são regidos por estatutos dos servidores e leis locais.
Conforme Portaria MGI nº 9.873, de 27 de dezembro de 2024, que divulga os feriados nacionais para o ano de 2025, o ponto facultativo do dia 28 de outubro (Dia do Servidor Público Federal ) será comemorado no dia 27/10 (segunda-feira).
Precisamos nos manifestar contrários a Reforma Administrativa que traz mudanças profundas na estrutura de remuneração do funcionalismo público. Entre os principais pontos, está a criação de uma tabela remuneratória única por ente federativo, que deverá ser implementada no prazo máximo de dez anos. Essa nova estrutura estabelece um valor inicial equivalente ao salário mínimo e um valor final correspondente ao teto remuneratório do respectivo ente, União, Estados ou Municípios. Esta proposta foi levada ao Congresso Nacional pelo governo federal de 2020.
Convidamos a(o)s colegas disserem não (discordo totalmente) a Reforma Administrativa pelo link https://www.camara.leg.br/enquetes/2262083.
E vamos dizer SIM para as reinstalações das mesas de negociação do SUS (nos munícipios gaúchos e no RS)!
Sindifars, 50 anos cuidando do trabalho farmacêutico!


 
							 
							