Estamos anestesiando nossos sentimentos com medicamentos?
Neste episódio do Psi Por Aí, Juliana Ramiro recebe Célia Chaves, farmacêutica, Diretora do Sindifars e integrante do Comitê Nacional para a Promoção do Uso Racional de Medicamentos, para uma conversa sobre o excesso de medicalização na sociedade contemporânea.
A discussão explora temas como a medicalização da infância, a lógica de pressa e consumo que nos leva a tratar sintomas sem buscar suas causas e os impactos do sistema capitalista na promoção da “cura rápida” pelos medicamentos. Célia também aborda o papel da indústria farmacêutica, o uso irracional de medicamentos e a importância de promover a saúde com consciência e equilíbrio.
Como podemos mudar essa realidade e buscar um uso mais racional dos medicamentos? Qual o papel das políticas públicas e da educação na conscientização sobre o tema? Descubra neste diálogo, que também homenageia o Dia Nacional do Farmacêutico, celebrado no dia 20 de janeiro.
Assista:
—-
Juliana Ramiro é psicanalista, doutora em Letras e uma apaixonada por música e literatura.
Célia Chaves é farmacêutica, Diretora do Sindifars (Sindicato dos Farmacêuticos no Rio Grande do Sul) e integrante do Comitê Nacional para a Promoção do Uso Racional de Medicamentos.
—-
Este episódio tem o apoio de:
Litoral na Rede – https://litoralnarede.com.br/
Sindifars – https://sindifars.com.br/
Espaço Âme – https://www.instagram.com/ espacoame.rs/
Youtube: https://youtu.be/MZX1sNAyo_k