A saúde mental é essencial em todos os momentos da vida!

Janeiro branco é o mês dedicado a conscientização da saúde mental e emocional. Tem este nome porque, no primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais. E, como em uma “folha ou em uma tela em branco”, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida.

Todo ano há um tema. O de 2025 é “O que fazer pela saúde mental agora e sempre?”. A ideia é fazer com que pessoas, famílias, empresas e instituições públicas e privadas apoiem ações concretas que estimulem a valorização da saúde mental como prioridade coletiva.

Mas sabemos que a saúde mental precisa de cuidados o ano inteiro. E esta tem sido uma das pautas principais de atuação do Sindifars. Dentre as iniciativas estão:

  • nosso contato estreito com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRT), como o Ministério Público do Trabalho (MPT), para enviarmos denúncias contra empregadores e mesmo obter vídeos e orientações de prevenção;
  • estamos com parceria com podcast Psi Por Aí;
  • conseguimos êxito na negociação com os sindicatos patronais: Sinprofar, atacadistas, e Sindihospa, incluir clausula de acompanhamento e ações preventivas para evitar os diferentes assédios e mesmo as diferentes violências decorridas do trabalho. Temos dito reuniões com estes patronais com estas pautas;
  • luta pelo fim da escala 6×1;
  • enquete em parceria com Diesat,  focado sobre as formas de violência no trabalho das farmacêuticas e dos farmacêuticos. Isto porque foi possível ter o registro, na 1ª etapa da pesquisa, que 4 em cada 10 farmacêuticos informaram já ter adoecido por causa do trabalho. Sendo que 50% diz respeito ao adoecimento mental (stress ou fadiga, Síndrome de Burnout, depressão e outras doenças mentais);
  • enquete Fenafar, “Perfil da categoria farmacêutica e as violências sofridas no Mercado de Trabalho”. Esta pesquisa tem como objetivo investigar o perfil da categoria farmacêutica, além de explorar as situações de violência enfrentadas no ambiente de trabalho.

Pedimos a participação dos colegas farmacêuticos para responderem estas duas enquetes. Deste modo, obtemos informações concretas para embasar melhor as ações do Sindifars na proteção da saúde da categoria.

Também vale destacar que. independente das enquetes, a importância dos colegas  procurarem o Sindifars (sindifars@sindifars.com.br) no caso sofrerem alguma forma de violência, para tomada de providências possíveis e cabíveis. Ou se preferir, diretamente protocolar a denúncia no MPTRS.

A saúde mental é essencial em todos os momentos da vida! Fique atento a sua saúde! Busque os instrumentos de proteção a sua vida!

Sindifars, cuidando de quem cuida!

Campanha Janeiro Branco estimula o bem-estar emocional

Cartilha Assédio Moral MPT