Servidoras e Servidores Públicos: Nosso reconhecimento ao seu trabalho! Hoje e sempre!

O Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro, foi criado em 1943 e oficialmente reconhecido pelo artigo 236 da Lei nº 8.112/1990, para valorizar o trabalho dos servidores públicos. A data remete à Lei nº 1.713/1939, que estruturou o serviço público no Brasil. Embora não seja um feriado nacional, é considerado ponto facultativo, ficando a decisão sobre o funcionamento dos órgãos públicos a critério de cada instituição.

O servidor público é um servidor da sociedade. Servir a sociedade é o seu maior compromisso! Atua contribuindo muito para o crescimento e desenvolvimento do município, estado e país mediante a suas ações, visando atender às solicitações das cidadãs e dos cidadãos, sempre que possível, com profissionalismo e transparência.

Qualificado, capacitado e dedicado é o melhor investimento que a sociedade pode fazer, pois garante uma Gestão Pública eficiente e eficaz, trabalhando exclusivamente em prol das pessoas.
Não se constrói uma democracia e um país organizado, que atenda as necessidades e anseios da população de forma digna, sem o servidor público competente, bem remunerado, tratado com respeito e dignidade e ao mesmo tempo compromissado com sua missão de servir bem ao público indistintamente.
As colegas e aos colegas farmacêuticos, servidores públicos: nosso reconhecimento por seu trabalho, atendendo as necessidades das pessoas. E saibam do compromisso do Sindifars em nos unir a outros sindicatos em sua defesa!

Atualmente, 1 em cada 8 trabalhadores no Brasil está no serviço público (nas três esferas), o que representa 12,45% dos empregados no país, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, realizada pelo IBGE em 2021.

Mas sabemos que este número é insuficiente para atender as necessidades da população brasileira. Mas não é somente a questão do dimensionamento que precisamos conhecer para atuar para os serviços públicos.

No Rio Grande do Sul, a maioria do serviço público é composto por mulheres, são 72 mil num contingente de 118 mil servidores. Apesar disso, a média de salário delas corresponde a 63% da remuneração dos seus colegas homens. Se eles ganham, em média, R$ 8.853,60, elas recebem R$ 5.591,42, ainda que representem 61% de todo o funcionalismo. As diferenças se estendem – e ganham corpo – em quase todas as áreas, mesmo naquelas em que elas são maioria. Os números são da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, atualizados em novembro de 2023.

No ano de 2023 foi retomada a Mesa Nacional de Negociação do SUS (MNNPSUS). E neste momento ocorrerão seminários para estimular a criação ou retomada de Mesas de Negociação Estaduais. O Sindifars esta acompanhando estas agendas e esperamos ter sucesso na retomada da mesa no RS.

O Sindifars segue com as agendas de apoio à valorização dos servidores públicos, destacando a importância de um serviço público forte e comprometido com a cidadania.

Saiba mais:

IPEA

Fazenda RS

Correio do Povo