25 de setembro: a relevância do farmacêutico para a saúde mundial!
O Dia Internacional do Farmacêutico é comemorado em 25 de setembro. A data foi escolhida pelo Conselho da Federação Internacional Farmacêutica no final dos anos 2000, em conferência em Istambul, na Turquia.
A atuação da nossa categoria ganhou muita visibilidade em 2020, quando da Covid19, comprovando para a sociedade brasileira que a atuação das farmacêuticas e dos farmacêuticos vai deste a pesquisa, produção, prevenção, cuidado com a vida das pessoas.
Somado o fato, que com a retomada do complexo econômico – industrial da saúde (dos serviços ao comércio) as farmacêuticas e os farmacêuticos, juntamente aos demais trabalhadora(e)s, com qualificação e especialização adequados, são cruciais para concretizar a saúde e o sistema de produção e de inovação como indissociáveis de desenvolvimento do país.
Mas a busca da valorização concreta do trabalho farmacêutico segue na pauta do dia! a busca incessante por melhores condições de trabalho. Não é possível falar de assistência farmacêutica de qualidade ou implantação dos serviços farmacêuticos, por exemplo, sem condições de trabalho adequadas. A farmácia não pode seguir como um comércio comum. O farmacêutico não pode ser visto como um custo empresarial, mas como uma figura estratégica para o estabelecimento de saúde, status que defendemos para as farmácias.
Para ampliarmos nossa força na concretização da dignidade ao trabalho farmacêutico, são muitas frentes de atuação diretamente da parte do Sindifars ou pela Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), como assinatura de Termo de Cooperação Técnica com a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Mas de certo se faz necessário a participação e união da categoria farmacêutica, que perpassa por consciência individual para vitória coletiva! Ganha você e a categoria farmacêutica!
O Sindifars reafirma o seu compromisso de lutar todos os dias pela valorização do trabalho farmacêutico. A conduta em resistir às medidas que retiram nossos direitos ou que modificam as leis que regem o exercício da nossa profissão, para atender os interesses mercadológicos, é a maneira através da qual prestamos diariamente nossa homenagem as farmacêuticas e os farmacêuticos de todo o Brasil, uma categoria que é exemplo de dedicação, solidariedade e indispensável para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e digna.
Sindifars, cuidando de quem cuida!