Justiça do Trabalho lança campanha de combate ao assédio eleitoral no trabalho

As relações de trabalho também são impactadas pelo processo eleitoral, e existem dispositivos legais que asseguram direitos e estabelecem deveres e limites às condutas de empregados (as) e empregadores (as) durante esse período. Pensando nisso, a Justiça do Trabalho em todo o país vai promover ações de conscientização e combate ao assédio eleitoral no ambiente de trabalho.

A campanha “Seu voto, sua voz – Assédio eleitoral no trabalho é crime” será promovida pelos tribunais do Trabalho em todo o país, em parceria com a Justiça Eleitoral e os Ministérios Públicos do Trabalho e Eleitoral. As ações serão intensificadas durante o período das eleições municipais.

“Com a campanha, a Justiça do Trabalho busca resguardar as relações de trabalho e, ao mesmo tempo, preservar a democracia e a liberdade de escolha, essencial para a lisura das eleições”, disse o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Lelio Bentes Corrêa. “Nossa atuação se dará não apenas na conscientização, mas também na adoção de medidas concretas para coibir as infrações. Para tanto, a Justiça do Trabalho atuará durante todo o período eleitoral, inclusive com designação de magistrados e magistradas plantonistas”, completou.

No dia 02/09, as centrais sindicais deram um passo importante no combate ao assédio eleitoral ao inaugurar canal dedicado exclusivamente para denúncias de práticas de intimidação e coerção durante o período eleitoral. A iniciativa, desenvolvida em colaboração com o Ministério Público do Trabalho (MPT), foi anunciada em uma transmissão ao vivo no canal da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

Leia a matéria completa divulgada pelo site dmt