Sindifars 49 anos cuidando de quem cuida!

À época, cumprindo as exigências normativas do Ministério do Trabalho, para a formalização de um sindicato, era via associação profissional. No caso do Sindicato dos Farmacêuticos no Estado do Rio Grande do Sul (Sindifars) esse processo se iniciou em 1971, culminando no recebimento da carta sindical em 02 de julho de 1975.

Os membros da atual diretoria do Sindifars têm consciência e compromisso dos que fazem parte de uma história construída a 49 anos, por muitas mãos, pautados na ética, na construção coletiva e de muito compromisso para a categoria farmacêutica e a Saúde.

Ao longo dos anos destacamos a atuação do Sindifars para:

1. a) a busca incessante de um piso salarial digno, seja através da negociação direta com patronais, seja recorrendo ao Tribunal Regional do Trabalho;
  2. b) a celebração de convenções coletivas de trabalho que são renovadas até os dias de hoje, fruto de muita negociação direta e empenho dos nossos diretores;
  3. c) a participação ativa em consultas públicas de propostas de legislação. Como foi para a manipulação de medicamentos, fracionamento, boas práticas de dispensação, prescrição farmacêutica, dentre outras;
  4. d) a presença na Câmara dos Vereadores, Assembleia Legislativa e Congresso Nacional com participação em audiências públicas e tribunas populares, levando a importância e as atribuições das farmacêuticas e dos farmacêuticos;
  5. e) o acompanhamento de projetos de leis, apoiando os que trazem benefícios à categoria como para a população e rejeitando, com argumentos, os que somente trazem benefícios para poucos em detrimento da grande maioria;
  6. f) a atuação nos conselhos de saúde e conferências, junto ao controle social, na defesa da melhoria de saúde para a população com a consolidação do SUS;
  7. g) a participação de agendas com formandos de farmácia, nas universidades do Estado;
  8. h) a participação nos Fóruns Sociais ocorridos em Porto Alegre;
  9. i) o ingresso de ações judiciais como por exemplo para cumprimento de dissídios e pagamento de adicional de insalubridade.

Sabemos que obstáculos e dificuldades compõem essa trajetória e que as soluções são coletivas. Por isso, para fortalecer e consolidar essa caminhada exige a participação direta das farmacêuticas e dos farmacêuticos. O Sindifars é um instrumento da busca de conquistas dignas do trabalho. Mas o sindicato é a categoria.

Aproveitamos essa oportunidade para agradecer a assessoria jurídica do Escritório Paese e a funcionária Bruna Medeiros que não medem esforços para atender a demanda da categoria farmacêutica com compromisso, competência e responsabilidade.

Também nossos agradecimentos às entidades que o Sindifars é filiado: a Central das Trabalhadoras e Trabalhadores (CTB), a Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários (CNTU), a Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) e o Departamento Intersindical Estudos Pesquisas de Saúde e Ambiente de Trabalho (DIESAT) que nos oportunizam obter conhecimento e suporte para a atuação do Sindifars.

E por fim, como demonstra a história do Sindifars, centrada em objetivos e de uma trajetória de força e luta, lembramos das palavras de Martin Luther King: “É melhor tentar e falhar, que se preocupar ver a vida passar. É melhor tentar, ainda que em vão, que sentar-se fazendo nada até o final. Eu prefiro na chuva caminhar, que em dias tristes em casa me esconder. Prefiro ser feliz, embora louco, que em conformidade viver.”

Viva os 49 anos do Sindifars! Viva a categoria farmacêutica!

Debora Raymundo Melecchi, Presidenta Sindifars