Sindifars participa de reunião chamada pela SMSPOA sobre combate a DENGUE
A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMSPOA) convidou o Sindifars para reunião, no dia 09/01/2024, para tratar das estratégias nas ações de enfrentamento a Dengue em Porto Alegre.
Um tema de relevância de saúde pública e com impactos no trabalho farmacêutico, o Sindifars de pronto confirmou a participação das diretoras Célia Chaves, Debora Melecchi e do diretor Masurquede Coimbra.
Estiveram presentes representantes do CRF RS, redes de farmácias e pela SMSPOA,compareceram o Sr Secretário Municipal de Saúde, Fernando Ritter, representantes da Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica e Planejamento.
A SMSPOA fez uma apresentação detalhada em relação ao aumento de casos de dengue em Porto Alegre. as ações para prevenção e tomada de providências quando é constatado casos e mesmo localizados focos do mosquito, a necessidade das notificações e contar com a capilarização das informações para a população mas também aos farmacêuticos.
Na sequência, as pessoas participantes fizeram perguntas e sugestões a partir dessa situação grave de saúde pública.
O Sindifars registra a defesa da farmácia como estabelecimento de saúde e a prestação dos serviços farmacêuticos como essenciais no atendimento das pessoas. A partir destes eixos basilares nos manifestamos sobre as seguintes questões:
- a obrigatoriedade das farmácias contarem com assistência farmacêutica integral e, inclusive, designarem um(a) farmacêutico (a) para prestar o serviço propriamente dito, mantendo um dimensionamento de pessoal no estabelecimento que garanta um atendimento qualificado;
- fomentar os agentes de endemias para a atuação direta nos territórios na prevenção e divulgação de materiais educativos que possam direcionar aos serviços que farão os testes, inclusive. Mas também o destaque às universidades que contribuirão para disseminar as informações nas comunidades;
- apoiamos a necessidade no cumprimento na íntegra das exigências sanitárias, incluindo o registro das notificações dos testes, de acordo com as orientações da vigilância;
- necessidade de pautar o assunto no conselho municipal de saúde de Porto Alegre.
O Sindifars irá acompanhar o andamento das ações em relação ao combate a dengue, no compromisso com a saúde pública, o cumprimento do real papel das farmácias como estabelecimentos de saúde e a valorização concreta e digna ao trabalho farmacêutico.
Sindifars, cuidando de quem cuida!
Saiba Mais:
Plano Municipal de Contingência Dengue, Zika Vírus e Chikungunya 2024
Sintomas e recomendações para hidratação