Pela proteção ao emprego, pela defesa das vidas, por vacinas a todos! Pelo reconhecimento do trabalho farmacêutico!

 

O Dia dos Trabalhadora(o)s é referenciado em 1º de maio porque foi nesse dia que ocorreu um grande movimento a favor dos trabalhadores, que, no início da era industrial, eram submetidos a condições muito precárias –salários baixos, muitas horas de serviço e locais insalubres para o trabalho.

Uma realidade que seguimos nos contrapondo, em especial neste ano de 2021, em que permanece uma crise sanitária, sem precedentes na história, além da crise econômica, social e política. E que se agrava pela morosidade e mesmo ausência de atitudes, pela falta de coordenação ordenada nacional.

Os farmacêuticos estão inseridos nos serviços essenciais atendendo todas as demandas das pessoas. Desde a pesquisa, produção, diagnóstico, até a dispensação de medicamentos e mesmo aplicação de vacinas. Nosso empenho diário é buscar a valorização do trabalho farmacêutico, trabalhadores que estão sobrecarregados, em especial neste momento, e tão pouco reconhecidos pelos empregadores, como do setor privado, que não abrem uma brecha de mais ganhos aos colegas, apesar dos seus lucros exorbitantes.

É urgente atitude governamental para garantir doses da vacina contra a COVID19, pelo SUS, para imunizar pelo menos 80% da população brasileira. Existe a necessidade concreta de ou o executivo federal ou o Congresso Nacional aprovar medidas de proteção dos empregos e salários, respeito aos que compõem o grupo de risco e simultaneamente aprovar medidas de apoio econômico às micro, pequenas para enfrentarem as adversidades da crise econômica decorrentes da pandemia da COVID-19. Aliado ao repasse, justo, real e necessário, de recursos financeiros aos Estados e Municípios.

Estes são eixos fundamentais para barrarmos o avanço da pandemia da COVID19, para reorganização dos serviços de saúde, evitarmos mais perda de vidas e ser retomada a economia.

O momento exige união e solidariedade rumo a dias melhores!

Sindifars, cuidando de quem cuida!