Continuidade da Mediação sobre demissões na saúde de Canoas

No último dia 7 de fevereiro de 2022, as 15h, teve continuidade a mediação no TRT4 sobre as demissões ocorridas na saúde de Canoas.

O Sindifars esteve, mais uma vez, representado pela diretora Célia Chaves e pelo assessor jurídico Silvio Boff do Escritório Paese e Ferreira Associados.

Os sindicatos manifestaram-se recusando a proposta da prefeitura de parcelamento em até 28 vezes, do pagamento das verbas rescisórias, propondo que ela seja feita em até no máximo 12 meses. Insistiram que o índice aplicado para correção seja o INPC e não o IPCA. E não concordam em hipótese alguma em dar quitação de qualquer tipo considerando que até o momento desconhecem os valores de cada trabalhador. O município ficou de enviar contraproposta até dia 10 de fevereiro, assim como informar um setor que esteja à disposição dos trabalhadores demitidos e sindicatos para esclarecimento de dúvidas.

Em relação aos alvarás para liberação do FGTS e encaminhamento do seguro-desemprego foi apresentada proposta de transferência dos valores do fundo diretamente para as contas bancárias dos trabalhadores evitando assim a necessidade de ida até as agências da CEF. Para tanto, a prefeitura se prontificou de enviar em 48 horas a relação dos trabalhadores e respectivas contas bancárias a CEF que em até 7 dias deverá realizar o depósito. Entretanto em relação ao seguro-desemprego ainda há a necessidade de ida ou agendamento no SINE.

Ainda assim, o Sindifars tão logo tenha acesso aos alvarás dos farmacêuticos se prontifica em enviá-los por correio eletrônico, para quem desejar, por isso importante que quem ainda não entrou em contato com o sindicato se identificando o faça o mais rápido possível pelo endereço: sindifars@sindifars.com.br.

Ainda no dia 07/02, os sindicatos dos trabalhadores realizaram uma transmissão ao vivo, para explicar toda a tramitação deste processo de mediação e a unidade de ação na defesa dos direitos de todos os trabalhadores. O Sindifars foi representado pela diretora Célia Chaves.

Nova mediação está marcada para o próximo dia 14 de fevereiro as 14h.