Quando vou ser vacinado? Site estima prazo para vacina contra Covid19

 

O avanço da vacinação no Brasil faz muitas pessoas terem dúvidas sobre a data em que poderão ser imunizadas. Para responder a pergunta, há o site “Quando vou ser vacinado?”, que faz projeções a partir de registros estaduais. O site foi lançado na quinta-feira (8) pela equipe do painel @CoronavirusBra1, que reúne dados da pandemia e da vacinação no Brasil.

 

Com a nova ferramenta, basta informar sua idade e seu estado, e informar se você está no grupo prioritário do Plano Nacional de Imunização (PNI). Ele inclui trabalhadores de saúde; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência; trabalhadores da educação, segurança e transporte; população privada de liberdade; funcionários do sistema de privação de liberdade, entre outros.

 

A partir dessas informações, o site indica quando você deverá receber o imunizante contra a COVID-19. De acordo com a ferramenta, no ritmo atual, uma pessoa de 30 anos em São Paulo que não está no PNI levaria 8 meses e 7 dias para receber a primeira dose. Isso porque à frente dela na fila da vacinação ainda estão cerca de 27,2 milhões de pessoas.

 

Como é feita a projeção da data de vacinação?

A projeção de quando cada pessoa será vacinada leva em conta a média de vacinados no estado nos últimos 7 dias. Os dados são retirados do painel @CoronavirusBra1, que reúne informações do Ministério da Saúde e das secretarias estaduais de saúde. Além disso, o site usa informações do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do DataSUS para projetar a população e o grupo prioritário em cada local.

 

Ao Tecnoblog, o desenvolvedor Renan Altendorf, um dos criadores do “Quando vou ser vacinado?”, explica que a equipe levou cerca de dois meses para criar a ferramenta. Ele lembra que, após registrar dados da pandemia desde o primeiro semestre de 2020, o @CoronavirusBra1 passou a oferecer também informações sobre a vacinação.

 

“Em 2021, com início da vacinação, um novo braço de coleta de dados foi criado, alguns novos ‘robôs’ vão várias vezes ao dia até os sites das secretarias estaduais e, posteriormente, é feita uma validação manual por colaboradores, antes de serem publicados nos canais do grupo”, explica.

 

“Com esses dados em mãos, começamos a perceber que a vacinação iria demorar muito para vários grupos, então além de um serviço, tem um protesto por mais vacinas e mais velocidade na imunização”.

 

Falta de padrão nos dados é criticada

O desenvolvedor afirma que uma das dificuldades enfrentadas pelo grupo ao coletar dados sobre a vacinação está na origem das informações. Segundo ele, os principais problemas estão na falta de padronização e nas mudanças constantes feitas por órgãos de saúde. A situação exige manutenções semanais nas ferramentas.

 

“O site de vacinação do Ministério da Saúde é totalmente defasado, cada site de governos estaduais é diferente, o que dificulta a criação dos robôs”, diz Renan. “Os dados de grupos prioritários no PNI também são muito genéricos. Não há nenhuma divisão por estado”. Para o desenvolvedor, a unificação de dados estaduais em torno do Ministério da Saúde seria o caminho ideal.

 

No “Quando vou ser vacinado?”, é possível encontrar mais informações sobre como os cálculos são realizados. A ferramenta destaca que as projeções podem variar conforme o ritmo de vacinação de cada estado e alerta que, mesmo com a estimativa, é importante se atentar às informações de governos e de veículos de notícias.

 

Questionário acesso pelo link.

 

Fonte: Tecnoblog