Covid-19: Mais informações sobre as respostas do questionário que busca entender o adoecimento e as condições de trabalho dos farmacêuticos gaúchos

Seguindo com a divulgação de informações sobre o questionário “Rede de Informações e Comunicação sobre a exposição de trabalhadores(as) ao SARS-COV-2 no Brasil” que visa entender o adoecimento e as condições de trabalho dos farmacêuticos gaúchos.

Segundo os dados, a categoria é hegemonicamente constituída por mulheres (90%), de raça branca (85%). A jornada de trabalho é em sua maioria de 40 a 60 horas de trabalho e apenas 25% deles trabalham até 40h semanais.

A maioria (94,%) dos farmacêuticos desenvolve sua atividade com atendimento ao público e apontam que sempre e/ou frequentemente não é possível cumprir o distanciamento de pelo menos 2 metros, enquanto 17% referem que às vezes é possível manter o distanciamento preconizado pela OMS nos ambientes de trabalho.

Nesse grupo ocupacional 25% tiveram diagnóstico pra Covid-19 confirmado, 25% suspeitas e 50% casos negativos. 75% deles realizaram o teste RT-PCR, a grande maioria através de testes rápidos. Destes com suspeita em situação de avaliação, 70% informaram a empresa. A totalidade dos trabalhadores relata não ter recebido orientações sobre a exposição ao SARS-CoV-2 e medidas de mitigação por parte dos empregadores.

Vale lembrar que o questionário ainda está disponível para ser respondido. Ele traz opções de respostas claras e diretas, contribuindo para ser respondido de forma rápida. Os campos não são obrigatórios para preenchimento, mas quanto mais você responder mais contribui com as informações para tomada de providências na proteção dos seus direitos e de sua saúde.

Para acessá-lo basta clicar aqui.

Colabore com essa ação criada para implementar melhorias na saúde dos trabalhadores. É de suma importância a sua participação. Qualquer dúvida você pode mandar e-mail para redesarscov2.diesatensp@gmail.com ou sindifars@sindifars.com.br.