Prioritário, Sim! Furar Fila, Não! Exigimos Respeito!

A Afargs e o Sindifars vem manifestar nossa indignação da forma como secretarias de saúde vem conduzindo o processo de vacinação contra a Covid19, através de parcerias distorcidas com conselhos profissionais, o que provoca mais desigualdades, amplia as disputas acirradas entre e por dentro das categorias e legitimando o fura fila.

Tal conduta se traduz em transferência de responsabilidade do Estado aos conselhos profissionais, e o que piora por não ocorrer para todas as profissões.

Da parte dos conselhos profissionais esperamos que respeitem o SUS, o Programa Nacional de Imunização, os critérios de exposição e por serem detentores das informações dos locais de atuação dos seus representados, bem como possuem todas as condições de fazer os levantamentos necessários para detalhar as informações, repassem tais relatórios para as secretarias de saúde/vigilância em saúde de maneira contribuírem efetivamente com todos os preceitos legais. E que não aceitem quaisquer atos que fortaleça o individualismo e desonra as profissões, em especial da saúde.

Reafirmamos que os farmacêuticos são profissionais essenciais, inclusive reconhecidos como tal pela lei n° 14023/2020. Portanto compõem o grupo prioritário, independentemente de sua atuação no setor público ou no setor privado. Para tanto, no RS temos nos manifestado a prefeitos, vigilância em saúde e secretários de saúde para que insiram os farmacêuticos nos seus respectivos planos de imunização, de acordo com os critérios pré-estabelecidos.

Solicitamos mais uma vez que os colegas respondam ao questionário do Sindifars , de modo que tenhamos informações concretas que nos permita fazer as cobranças e exigências necessárias em respeito aos farmacêuticos, a todos trabalhadores da saúde e a população em geral.

Lembramos que caso tenham conhecimento de fura fila possam denunciar ao Ministério Público e ao conselho de saúde de sua cidade.

E por fim, se queremos ser respeitados precisamos respeitar as previsões legais e as prioridades.

Seguimos juntos na defesa de vacina para todos, respeito a capacidade e expertise do programa nacional de imunização, pelo fortalecimento da vigilância em saúde e pela valorização e proteção dos trabalhadores, como os farmacêuticos, que atuam a favor das vidas.