Covid-19: Já respondeu o questionário que busca identificar formas de contágio dos trabalhadores gaúchos

 

O Sindicato dos Farmacêuticos do Rio Grande do Sul (Sindifars), juntamente com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (Diesat), convida todos a responderem o questionário chamado “Rede de Informações e Comunicação sobre a exposição de trabalhadores(as) ao SARS-COV-2 no Brasil”, disponível para respostas até início de março.

 

Logo que o questionário foi lançado, a Coordenadora da Coordenação de Comunicação Institucional (CCI) da Direção da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), Rita Mattos, contou que a ideia inicial do projeto surgiu quando trabalhadores petroleiros procuraram o Centro preocupados com o aumento dos casos de Covid, principalmente com trabalhadores embarcados. Após um tempo de estudos e análises, decidiu-se estender a proposta para toda a classe trabalhadora brasileira. “Avaliamos, juntamente com os sindicatos, a necessidade de um inquérito para identificar as fontes de contaminação para saber se a origem era o trabalho, o meio de transporte ou domicílio”.

 

A iniciativa conta com três pilares para que se tenha resultados efetivos: pesquisadores, trabalhadores e serviços de Saúde do Trabalhador do SUS. “A construção da Rede e sua estrutura participativa é a concretização de uma histórica demanda da classe trabalhadora do direito à comunicação de risco nos ambientes de trabalho e de uma das principais diretrizes ética da Saúde do Trabalhador, desde o Movimento Operário Italiano (MOI), que preconizava a informação e monitoramento de risco como ferramenta inerente à ação de defesa da vida no trabalho, que não deve ser delegada a terceiros, mas sim ser instrumento da ação sindical”, explicou a especialista em Saúde Mental e Saúde do Trabalhador, Maria Juliana Moura Correa.

 

O Sindifars está sendo figura chave na divulgação do projeto. “Consolidamos o Núcleo piloto da Rede no Rio Grande do Sul, do qual o sindicato dos farmacêuticos faz parte, ação que oportuniza reflexões da realidade local e trocas para aprimoramento das ações da rede.”, destacou Correa que também PhD epidemiologia e pesquisadora colaboradora do Ensp/Fiocruz.

 

O questionário contempla tanto trabalhadores que seguem com suas atividades de dentro da empresa, como os que passaram a prestar serviços de forma remota. Já no início do questionário essa diferenciação surge para que as perguntas sejam mais pontuais e as repostas mais assertivas. Todo o processo é claro, dinâmico e rápido. “Extremamente importante os colegas farmacêuticos preencherem na íntegra o Questionário. Afinal serão essas respostas que irão embasar a atuação jurídica e política do Sindifars junto aos empregadores nos setores público e privado”, destacou a presidente do Sindifars, Debora Melecchi.

 

O questionário contém perguntas que tem respostas opcionais. Contudo, vale salientar que todas as respostas são sigilosas e quanto mais completas melhor para possibilitar mudanças efetivas na estrutura dos locais de trabalho.

 

O especialista em Saúde do Trabalhador, pesquisador e coordenador técnico do DIESAT, Eduardo Bonfim da Silva, afirma que a participação da classe trabalhadora dentro desse processo significa dar voz e vez para que ela possa significar tudo ao que vem sendo acometida nos seus locais de trabalho, em especial quanto à questão da Covid. “Essa participação representa a possibilidade de comunicar os riscos aos quais estamos expostos, inserindo de fato os trabalhadores no processo. Esse instrumento passou por uma série de análises com relação ao protocolo, didática, qualificação das questões baseado em muito diálogo com a classe sindical, em especial o Sindifars.”, contou Silva.

 

O questionário está sendo tratado como um grande marco de mudanças e ações efetivas sobre a saúde e segurança do trabalho. Faça a sua parte e participe dessa ação!

 

Qualquer dificuldade para acessar o questionário, entre em contato com a Rede pelo e-mail: redesarscov2.diesatensp@gmail.com ou sindifars@sindifars.com.br. Contribua para que a Rede receba o maior número possível de respostas e colabore na melhoria do trabalho neste momento de pandemia. Saiba mais a respeito, clicando aqui.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sindifars