Taxa negocial, sua contribuição é fundamental

A taxa negocial é uma arrecadação anual, aprovada de forma coletiva, em assembleia da categoria, com amplo e democrático fórum de decisão, que subsidia o processo de negociação: desde a realização da assembleia, que aprova a pauta de reivindicações, até o fechamento da negociação propriamente dita, a qual garante os direitos além dos previstos em leis vigentes.

Existe a possibilidade de oposição a este desconto em folha de pagamento. E em respeito a este direito, a norma coletiva traz o regramento em torno deste assunto.

Mas convidamos os colegas a repensarem esta prática de optar pela não autorização de desconto em folha de pagamento, muitas vezes estimuladas pelo empregador. Com a Contribuição Negocial, o sindicato e a categoria terão mais fôlego financeiro para dar continuidade aos diferentes enfrentamentos, que não se encerram com o fim da campanha salarial e a assinatura da norma coletiva, sobretudo no momento em que a reforma trabalhista fragilizou as finanças da entidade e vivenciamos uma série de retiradas de direitos. Se faz necessário monitorar, tomar providências no cumprimento da norma coletiva em si, na defesa de condições dignas de trabalho, dentre outros.

Portanto, esta arrecadação serve para manter e fortalecer o sindicato no cumprimento de suas prerrogativas legais, que significa, na prática, você ter sua própria proteção e garantia de direitos, através da atuação sindical.

O Sindicato agradece a todos que compreendem a importância do aceite do recolhimento da taxa negocial. Contribuindo financeiramente, estando unidos, organizados e mobilizados resistiremos às retiradas de nossos direitos e conquistas.