Sindicatos da Saúde avançam na busca pela proteção aos trabalhadores

Em mediação realizada no TRT4 no dia 24 de julho,  SINDISAÚDE/RS, ASERGHC, SERGS, SINDIFARS E SINDITEST/RS postularam melhorias dos relógios-ponto dos hospitais do GHC, devido à aglomeração de pessoas quando do registro da jornada. Foi acordado o aumento do número de relógios, a limpeza permanente e a instrução e organização de filas com o devido distanciamento e demais cautelas necessárias para evitar a contaminação pelo coronavírus. Os sindicatos também postularam testagem universal de todos os trabalhadores, inclusive os assintomáticos, tendo em vista que o GHC está realizando testes apenas em sintomáticos, casos de surtos  e naqueles que tiveram contato com colegas que adoeceram. Estudos revelam que assintomáticos também transmitem o vírus, de forma que os sindicatos não podem aceitar medidas de gestão que contrariam a ciência e expõem ainda mais trabalhadores, pacientes e comunidade. Nova mediação será realizada no dia 7 de agosto, quando, então, os sindicatos esperam conquistar mais avanços protetivos para os trabalhadores.