Sindifars assina acordo coletivo de trabalho com a Farmácia do IPAM

O Sindifars há mais de 5 (cinco) anos tenta firmar uma negociação coletiva com a Farmácia do IPAM, a fim de melhor regular as questões específicas da realidade de trabalho dos farmacêuticos. Neste período, conversamos com os colegas, a fim de melhor entender as rotinas da farmácia, que funciona 24 horas, bem como participamos de reuniões com a diretoria da empresa, em alguns momentos, e ainda, trocamos mensagens por e-mail, e fizemos algumas sugestões, que são de responsabilidade da gestão de RH. Infelizmente não logramos êxito em assinar qualquer acordo coletivo – a negociação nunca evoluiu.

No mês de março a empresa enviou uma proposta de acordo coletivo, a qual respondemos com vários argumentos. Em 22/04/2020 realizamos reunião virtual do Sindifars e representantes da farmácia do IPAM. Porém, a proposta enviada pela empresa não é viável diante da legislação vigente. O Sindifars fez várias ponderações e a empresa ficou de retornar assim que tiver um novo posicionamento.

Após muitas trocas de e-mails e informações, assinamos um acordo coletivo de trabalho, com vigência de 01/06/2020 a 31/08/2020, prevendo a jornada semanal de 36 horas e garantia da manutenção do pagamento integral dos salários. Além de estar incluído as previsões da obrigatoriedade do empregador em fornecer EPI’s e no processo de escala manter a assistência farmacêutica integral.

Tais direitos só puderam ser viabilizados pela atuação efetiva e presente do Sindifars. Caso contrário a precarização, jornadas extenuantes seguiram no dia a dia dos colegas que atuam nessa farmácia.

O acordo coletivo de trabalho pode ser acessado aqui

Sindifars cuidando de quem cuida!