GHC: sindicatos fazem acordo para afastamento de empregados do grupo de risco e fornecimento de EPI’s

Sindifars, juntamente com SINDISAÚDE-RS, SERGS, SINDIFARS, SINDITEST e ASERGHC ajuizaram Ação Civil Pública, contra o Grupo Hospitalar Conceição (GHC), requerendo o fornecimento imediato de equipamentos de proteção individual – EPIs e o afastamento do setor dos profissionais enquadrados no grupo de risco da COVID-19

O GHC demandou a juíza a possibilidade de negociação, o que levou o debate para o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região.

Ocorreu uma 1ª reunião de mediação, coordenada pelo vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região – TRT4, Des. Francisco Rossal de Araújo, e que resultou exitosa, pois as partes acordaram nos seguintes aspectos:

– afastamento do setor dos empregados do grupo de risco que trabalham nas Emergências do HNSC, HCR, HF e HCC, bem como do Centro de Triagem, UPA’s e áreas de internação de pacientes com COVID-19;

– fornecimento de EPI’s adequados ao enfrentamento da pandemia;

– higienização dos uniformes pelo próprio hospital, para os trabalhadores que atendem diretamente pacientes com COVID-19.

Nova reunião foi agendada para 14 de abril; até lá, as entidades poderão realizar o efetivo cumprimento do acordado e a necessidade de novas medidas, bem como abordar outros temas.

Sindifars segue  na defesa da proteção dos farmacêuticos.