Dia Mundial da Saúde, a pandemia da Covid-19 e a profissão farmacêutica

Na semana em que comemoramos o dia mundial da saúde, 7 de abril, o primeiro em 70 anos que transcorre em plena pandemia da Covid-19, queremos lembrar que a profissão farmacêutica é uma das profissões da saúde com importante participação em diversos setores vitais para o combate desta doença.

 

Na vigilância em saúde, assim como em laboratórios privados, os farmacêuticos trabalham nos pesquisando, validando e realizando os exames de diagnóstico, na quantidade que o sistema está conseguindo realizar, fornecendo a informação fundamental para a tomada de decisão das equipes de saúde. Ainda na vigilância os profissionais atuam na avaliação da qualidade de produtos e serviços de saúde, garantindo o fornecimento com segurança para a população.

 

Outra área fundamental que só é lembrada e valorizada em situações de crise quando a população percebe a inexistência de um medicamento para tratar de determinada doença como o que estamos vivendo com a Covid-19, é a pesquisa. Vários farmacêuticos já com inestimável contribuição para a ciência e para a tecnologia na produção de medicamentos atuam em universidades, a maioria públicas, ou em centros de pesquisa e desenvolvimento, que recentemente tiveram suas verbas violentamente cortadas, mas ironicamente neste momento são cobrados de porque ainda não encontraram a cura.

 

E numa escala também importante estão os farmacêuticos que atuam na produção e na distribuição de medicamentos e produtos para a saúde itens indispensáveis no enfrentamento de situações como a que estamos passando, embora até o momento não tenhamos nem vacina, nem um medicamento que tenha comprovação no combate ao novo coronavírus e com deficiência quantitativa de equipamentos de proteção individual.

 

E desde a publicação da Lei nº 13021/2014, que traz o conceito da farmácia como estabelecimento de saúde e define os serviços farmacêuticos, é o enfrentamento ao Sars-CoV-2, neste ano de 2020, que materializa e destaca o papel das farmácias e das farmacêuticas e dos farmacêuticos, integrando os estabelecimentos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e a garantia do direito a assistência farmacêutica, conforme preconizado na Lei nº 8080/90.

 

O Sindicato dos Farmacêuticos no Estado do Rio Grande do Sul (Sindifars) conclama as farmacêuticas e os farmacêuticos, como os demais profissionais de saúde e a população em geral, para que este dia mundial da saúde sirva de reflexão sobre o momento que estamos vivendo, sobre a importância de todos os profissionais de saúde, cada um desempenhando o seu papel, nas ações de prevenção das doenças, e na promoção e proteção da saúde. Mas, principalmente, cobrem dos poderes públicos o direito à saúde garantido na constituição brasileira como um dever do estado, com liberação do financiamento necessário para as ações de vigilância em saúde, para a pesquisa, desenvolvimento e inovação em saúde, para que tenhamos soberania na produção de insumos e medicamentos, bem como a revogação da EC-95, a EC da morte.