Em tempos de COVID 19 e a atuação do Sindifars – Parte 4

O Sindicato dos Farmacêuticos no Estado do Rio Grande do Sul (Sindifars), vem adotando uma série de medidas no intuito de resguardar os direitos e a saúde dos profissionais farmacêuticos.

As ações têm visado as peculiaridades de cada seguimento, mas a principal defesa do Sindifars, neste momento, é que sejam observadas as recomendações do Ministério da Saúde e do Ministério Público do Trabalho.

Com a disseminação da epidemia no Brasil, houve a declaração de situação de calamidade pública pelo Governo Federal e a determinação, assim como em outros países, de que a população fique em casa.

Entretanto, as medidas de restrição não se aplicam aos trabalhadores da área da saúde, sendo o trabalho dos farmacêuticos fundamental para sociedade neste momento.

Com base nisso, a Nota Técnica 02/2020 recomenda aos empregadores, a adoção de medidas de segurança de modo a evitar e infecção pelos profissionais e propagação do coronavírus, com a disponibilização de equipamentos de proteção individual (máscaras e luvas), álcool gel 70%, além de disponibilizar em seus banheiros sabonetes, lenços e
toalhas de papel; manter o ambiente de trabalho sempre limpo e arejado, fazendo limpezas regulares dos postos de trabalho com produtos sanitizantes adequados e seguindo as orientações das autoridades de saúde; observar e providenciar a distância mínima definido pelas autoridades de saúde entre os empregados nos seus locais de trabalho com a finalidade de evitar o contágio; afastar imediatamente os trabalhadores maiores de 60 anos,
os portadores de doenças crônicas, os imunodeprimidos, as gestantes e as lactantes das suas atividades, todos sem prejuízo da remuneração.

Tais recomendações estão sendo comunicadas aos empregadores, sendo que o Sindifars está reiterando as empresas, através de ofícios, que sejam adotadas as práticas acima referidas.

Pedimos aos farmacêuticos que DENUNCIEM as empresas que não estiverem observando as recomendações, para que o Sindifars possa adotar as providências cabíveis. As denúncias, dúvidas ou sugestões podem ser encaminhadas ao e-mail  sindifars@sindifars.com.br, informando nome completo, inscrição no CRFRS, identificação da empresa (CNPJ) para tomada de providências cabíveis e possíveis, caso a caso.

Sindifars cuidando de quem cuida!