Vacina contra Influenza – Campanha 2020

Pode ser administrada antes da exposição ao vírus e é capaz de promover imunidade efetiva e segura durante o período de circulação sazonal do vírus.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou a recomendação das cepas (tipos de vírus) que devem compor as vacinas de Influenza para o Hemisfério Sul no ano de 2020. Em relação ao ano anterior, as vacinas trivalentes e quadrivalentes tiveram alteração nas cepas A/H1N1, A/H3N2 e B.

A vacinação de pessoas com comorbidades ou condições clínicas especiais tem a necessidade de prescrição médica, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.

A vacina contra influenza não garante proteção diante do coronavírus, mas ao proteger contra outros vírus, ajuda a diminuir o risco de infecção e complicações respiratórias causadas pelos vírus incluídos na cepa da composição da vacina.

Qual a importância da vacinação?

O ditado popular “melhor prevenir do que remediar” se aplica perfeitamente à vacinação. Muitas doenças comuns no Brasil e no mundo deixaram de ser um problema de saúde pública por causa da vacinação massiva da população. Poliomielite, sarampo, rubéola, tétano e coqueluche são só alguns exemplos de doenças comuns no passado e que as novas gerações só ouvem falar em histórias.

 

Precauções

  • Doenças febris agudas, moderadas ou graves: recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença;
  • História de anafilaxia a doses anteriores, administrar a vacina sob observação;
  • História de alergia a ovo: pessoas que após ingestão de ovo apresentaram apenas urticária: administrar a vacina influenza, sem qualquer cuidado especial. Pessoas que após ingestão de ovo apresentaram outros sinais de anafilaxia (angioedema, desconforto respiratório ou vômitos repetidos): administrar a vacina em ambiente adequado (atendimento de urgência e emergência) para tratar manifestações alérgicas graves. A vacinação deve ser supervisionada por um profissional de saúde que seja capaz de reconhecer e atender as condições alérgicas graves;
  • Em caso de ocorrência de Síndrome de Guillain-Barré (SGB) no período de até 30 dias após recebimento de dose anterior, recomenda-se realizar avaliação médica criteriosa sobre benefício e risco da vacina antes da administração de uma nova dose.

Contraindicação

  • Menores de 6 meses de idade.
  • História de anafilaxia a doses anteriores, contraindicar doses subsequentes.

Campanha da gripe contra idosos em Porto Alegre: só em farmácias, a partir de quarta

A campanha nacional de vacinação contra a gripe em Porto Alegre abre na segunda-feira, mas apenas para profissionais da saúde, e não para idosos, como se previa. Para essa faixa da população, a partir de 60 anos, as doses, gratuitas, estarão disponíveis a partir de quarta-feira, em farmácias das redes Agafarma, Panvel e São João. Os pontos de imunização serão divulgados, na segunda-feira, pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Dúvidas em POA ligar 136

Quanto a vacinação nos demais municípios gaúchos importante buscar nas vigilâncias epidemiológicas locais ou na vigilância do RS, ligando 150.

 

Fontes:

Guia Vigilância em Saúde – https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_vigilancia_saude_4ed.pdf

Vigilância em Saúde/MS – https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/gripe