CRF/RS e Sindifars em defesa do farmacêutico e do SUS

Diante da eminente reforma administrativa proposta pelo governo do Estado, já enviada à Assembleia Legislativa, o Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF/RS) e Sindicato dos Farmacêuticos no Estado do Rio Grande do Sul (Sindifars) atentam que as normas poderão acarretar prejuízos e diminuição de serviços essenciais para a população.

Os serviços que poderão ser afetados são:

– oferta de exames laboratoriais na área de análises clínicas (microbiológicas e toxicológicas);

– número de inspeções de fiscalização sanitária;

– ações de vigilância em saúde;

– educação para profissionais de saúde e população;

– avaliação de qualidade de água;

– distribuição de hemoderivados;

– fornecimento de medicamentos que dependem da avaliação de solicitações de medicamentos da listagem do SUS.

Todas estas atividades contam com o trabalho dos farmacêuticos, que tem suas atividades voltadas ao atendimento das necessidades das pessoas, e que integram os diferentes serviços do SUS. Vale destacar que a assistência farmacêutica é um direito de todo cidadão brasileiro, garantido na constituição federal e na lei nº 8080/90, que implementa o SUS no país.

As alterações propostas pelo Governo Eduardo Leite retira direitos adquiridos dos servidores públicos, desvalorizando todas as profissões da área da saúde, incluindo os farmacêuticos que trabalham na saúde estadual. A proposta  já causou  pedidos de aposentadoria em massa, de profissionais qualificados, que impactará imediatamente na prestação de serviços a população, pois não há previsão de novos concursos públicos.

O SUS é a maior política inclusiva e proveniente do movimento da reforma sanitária garantindo o acesso à saúde universal, equânime, igualitária e de qualidade. O fortalecimento do SUS perpassa, obrigatoriamente, pela valorização dos servidores públicos. O CRF/RS e o Sindifars manifestam o seu compromisso na defesa do SUS, do trabalho farmacêutico e servidores públicos. Existe a necessidade imediata de diálogo com todos e desejamos respeito aos servidores e a população gaúcha.