Sem o sindicato você perde: piso salarial

Você sabia que sem o sindicato você não teria a certeza de receber um piso salarial?

A garantia do piso salarial é estipulada nas convenções/acordos coletivos durante as negociações feitas entre o Sindicato dos Farmacêuticos do Rio Grande do Sul (Sindifars) e os sindicatos patronais/empresas. Sem essas convenções que dependem dos sindicatos trabalhadores para negociar, como já vimos na semana passada, a garantia do piso salarial será perdida.

O valor do piso é aprovado nas assembleias da campanha salarial pelos farmacêuticos. Com este subsídio, o valor  passa por toda a negociação com a patronal o que pode fechar abaixo do ideal sugerido pelo Sindifars, mas mantendo sempre uma compatibilidade com o justo e digno ao trabalhador. O cálculo do valor mínimo que um farmacêutico deve receber hoje é de R$5.007,36 para os trabalhadores da indústria de medicamentos. Esse valor leva em conta a inflação do período e as altas nos preços de itens básicos do mercado, como saúde, educação e alimentação.

O Sindifars conta com uma assessoria jurídica capacitada para negociar com os sindicatos patronais. Mas toda essa estrutura tem um custo fixo e alto que era pago com a contribuição assistencial, descontada direto das empresas, e sindical, referente a um dia de trabalho do profissional. Com a reforma trabalhista, ambas foram extintas e o sindicato passou a ser financiado, exclusivamente, pela associação do farmacêutico ao sindicato.

A sua participação nesse apoio é essencial para que o Sindifars siga auxiliando a categoria da melhor maneira possível. Sem o sindicato você perde. Não perca mais nenhum direito. Juntos somos maiores que nossos desafios.