Sindifars participa de abertura da 45ª Semana Acadêmica de Farmácia da UFRGS

Nesta segunda-feira (20/5), a diretora do Sindicato dos Farmacêuticos do Rio Grande do Sul (Sindifars), Irene Prazeres, participou da 45ª SAEF (Semana Acadêmica de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS).

Em sua fala, Irene destacou a presença feminina na profissão e defendeu a importância de lutar pelos direitos. “O farmacêutico é um profissional dentro da equipe multidisciplinar privilegiado para fazer a escuta da mulher vítima de assédio que chega nos postos de saúde, muitas vezes, numa situação de medo para falar sobre os seus problemas, que também são problemas sociais. O farmacêutico pode agregar muito nessa escuta qualificada.”

Irene também convidou todos os presentes para participar da Conferência Estadual de Saúde, prevista para ser a segunda maior de saúde pública de todos os tempos, após a 8ª. “A conferência será realizada no auditório Araújo Viana, em Porto Alegre. 406 municípios fizeram conferências municipais e já contamos com mais de 3.200 delegados inscritos. O Sindfars está trabalhando destacadamente na tarefa de convidar pessoas a participar”. A conferência acontece entre os dias 24 e 26 de maio e é etapa preparatória, assim como a Conferência Livre Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica realizada em fevereiro, para a 16ª Conferência Nacional que ocorre em Brasília, em agosto.

Para finalizar, a diretora do Sindifars saudou os estudantes e relembrou a parceria histórica da academia com o sindicato e com a categoria farmacêutica na luta pela varolização profissional e manutenção dos direitos.