Diretores do Sindifars participam da etapa municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde, na UFRGS

Sabemos que desde sempre existe disputa na saúde: entre ser um direito ou mera mercadoria.

A categoria dos farmacêuticos se faz presente, efetivamente, desde a construção do Sistema Único de Saúde (SUS). Nos mantivemos ativos, participando das etapas da 16° Conferência Nacional de Saúde. A etapa municipal de Porto Alegre ocorreu de 12 a 14 de abril na reitoria da UFRGS.

A diretoria do Sindifars se fez presente na UFRGS. Nos debates, defendemos a saúde como direito; por financiamento justo e digno a saúde; a democracia participativa, expressa pelo controle social do SUS, um instrumento estratégico de fiscalização e cobrança por políticas públicas que de fato atendam às demandas da população; pela seguridade social; por uma política municipal de assistência farmacêutica em consonância com a política nacional de assistência farmacêutica.

A diretora do Sindifars, Célia Chaves, foi convidada e esteve como debatedora sobre saúde como direito. O diretor Masurquede Coimbra foi eleito delegado para a etapa estadual da 16° Conferência Nacional de Saúde.

Dentre as propostas prioritárias eleitas para a etapa estadual está a reafirmação da assistência farmacêutica, a importância do trabalho Farmacêutico e o uso racional de medicamentos.

Diretoria Sindifars