Canoas: assembleia suspende paralisação mas mantém estado de greve

Os trabalhadores da saúde de Canoas definiram, em assembleia, pela suspensão da paralisação, mas com manutenção do estado de greve. Isso significa que, se os salários e direitos atrasados não forem pagos conforme prometido, os trabalhadores podem retomar a paralisação a qualquer momento.

Os trabalhadores também definiram duas datas de novas assembleias para avaliar a retomada da paralisação: dia 12, às 14h, e dia 21. A primeira assembleia será após audiências no TRT-4 sobre o pagamento dos salários (incluindo trabalhadores do Gamp, Hospital Nossa Senhora das Graças e redes de saúde associadas), e a segunda após audiência sobre os demais direitos atrasados na Gamp (férias, FGTS, 13).

Pagamento dos salários

A Prefeitura se comprometeu com um repasse para o Gamp no total de R$ 12 milhões, até esta sexta-feira (7/12), onde a situação de atrasos é mais crítica. Parte desse valor (R$ 2,5 milhões) será para compra de insumos para os hospitais, enquanto o restante tem como finalidade o pagamento dos atrasados às categorias paralisadas – técnicos e profissionais de nível médio em geral, categoria majoritária, além de enfermeiros, farmacêuticos e radiologistas. O pagamento priorizará os funcionários com menores salários.

O advogado do Gamp confirmou aos diretores do Sindisaúde-RS que o repasse será efetivado, nesta sexta-feira, e que, atrelada a essa garantia, está a quitação dos valores devidos aos trabalhadores.

A decisão ocorreu no dia em que o MP deflagrou operação que prendeu 4 membros do Gamp, instituição responsável pela administração do HU, HPS, além de duas UPA’s e quatro CAPS. O MP chegou a solicitar a suspensão do contrato do Gamp com o Município pela manhã, que até o momento não se confirmou.

O diretor do Sindifars, Masurquede Coimbra, está acompanhando diretamente o andamento de toda a negociação e participou de reunião, na manhã desta sexta-feira, no TRT. “Acabamos de sair de uma reunião no TRT, onde ficou acertado com a prefeitura de Canoas de fazer um repasse até as 10h da manhã para o Gamp assim que forem apresentados documentos de prestação de contas. O próximo passo é fazer o pagamento dos salários do mês de outubro de até 7 mil reais e fazer o depósito dos salários de novembro até o valor de 7 mil reais também”, relatou Masurquede.

Para os farmacêuticos que recebem vale-transporte também será efetuado depósito, nesta sexta-feira, a fim de repassar os valores da prefeitura para a GAMP, através de comprovação documental.

Na próxima quarta-feira (12/12), os sindicatos retornam para uma nova reunião mediada pelo TRT para discutir outros pontos como: condição de trabalho dos profissionais da área da saúde, os atrasos nos pagamentos de férias, as indenizações trabalhistas e pontos pertinentes a especificidades de algumas categorias que trabalham na GAMP.

Fonte: Sindifars e Sindisaúde-RS