Sindifars participa do 9° Congresso da Fenafar, no Espírito Santo

Ocorreu de 2 a 4 de agosto, em Aracruz (ES), o 9° Congresso da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar). Um evento eleitoral em que se debateu o plano de lutas, no qual a nova gestão irá atuar. Com a participação de 25 Estados, o congresso foi representativo e demonstrou o compromisso dos sindicatos presentes para enfrentar os desafios do momento atual.

O Sindicato dos Farmacêuticos do Estado (Sindifars) esteve presente com uma delegação de 10 diretores, que contribuíram efetivamente nos debates e na construção dos eixos estratégicos, no próximo período, pela valorização do trabalho farmacêutico, e defesa da Saúde.

Para acessar as matérias de todos os debates ocorridos no Congresso, clique aqui.

Nesse congresso, por unanimidade, foi eleita a diretoria da Fenafar para o mandato de três anos, tendo como presidente Ronald Ferreira dos Santos. As diretoras do Sindifars, Célia Chaves e Débora Melecchi, também compõem a diretoria executiva da federação.

Para Débora Melecchi, presidente do Sindifars, realizar o 9° Congresso, mais que uma obrigação legal estatutária, é uma demonstração de resistência diante do momento de total retirada de direitos. “Reafirmamos a defesa do trabalho farmacêutico que perpassa por garantir uma saúde de qualidade e o desenvolvimento do país”, afirmou.

A diretora Célia Chaves comentou sobre a importância dos congressos. “Em todos os eventos promovidos pela Fenafar ouço alguém dizer: “viemos aqui beber na fonte”. Que fonte é esta? E de que? E todas e todos são unânimes na resposta: de força, de coragem, de conhecimento, de companheirismo, de superação, de amizade, de alegria, de esperança, de certeza que juntos somos fortes e seremos capazes de superar todos os obstáculos e conquistar todas as vitórias. E neste 9º Congresso não foi diferente, bebemos mais uma vez na fonte e voltamos com mais preparo, mais garra e determinação para enfrentar os retrocessos que estão sendo impostos em nosso país e encontrar as necessárias saídas para os problemas da categoria, dos trabalhadores e do povo brasileiro”, definiu.

O farmacêutico Masurquede Coimbra manifestou  que nesses primeiros dias de agosto teve a oportunidade de participar do 9º Congresso da Fenafar como delegado pelo estado do RS. “Todos os painéis foram apresentados por palestrantes com alto grau de conhecimento e atualidade referente à conjuntura nacional que nosso país passa, a situação do financiamento do SUS, sua importância como um sistema integral para a saúde do povo brasileiro e ainda verificar o estado atual e novos caminhos para a Assistência Farmacêutica como importante eixo para o desenvolvimento do trabalho dos farmacêuticos e farmacêuticas brasileiras, como uma forma também de colaborar para o desenvolvimento do país”. Masurquede avaliou como muito importante participar de um congresso tão rico, que ao seu término elegeu uma nova diretoria para a Fenafar, e onde, a presença de profissionais farmacêuticos de 25 estados do país construíram mais de uma centena de propostas que serão transformadas em ações, pela federação, para buscar a valorização profissional, a melhoria da saúde pública e o desenvolvimento de um Brasil soberano.

Para o farmacêutico Marcos Gheno, participar do 9º congresso da Fenafar proporcionou aguçar a consciência crítica sobre os riscos que passa a profissão farmacêutica e o trabalho do farmacêutico. “Nós discutimos também, durante o congresso, sobre a saúde do trabalhador e os impactos que as reformas irão causar em toda a categoria. E com certeza saímos mais preparados para o enfrentamento aos desafios que se colocam diante dos profissionais”.

A farmacêutica Andressa Barros, presidente Afargs,  disse que participar, pela primeira vez, do 9° Congresso da Fenafar foi uma verdadeira expansão de consciência, sobretudo, política e de categoria. “Foi despertar para algo bem maior que nossos umbigos, de forma a entender onde estamos inseridos como farmacêuticos e profissionais de saúde, além da oportunidade de fazer parte de uma experiência verdadeiramente democrática. Posso dizer que aprendi bastante, visto que sou jovem ainda nos debates da categoria e seus desafios e conquistas. Aliado a isso, posso com certeza afirmar que estou diferente e que encararei a liderança que tenho na importante e histórica entidade farmacêutica (AFARGS) com mais conhecimento do todo, da luta diária por uma democracia efetiva, pelo acesso a uma saúde de qualidade, pela valorização profissional e salários dignos, juntamente à qualidade de vida, que deve ser direito de todos brasileiros e brasileiras. Grata pela oportunidade!”.

Para a farmacêutica Jussara Cony, o 9° Congresso da Fenafar elevou a compreensão da categoria sobre a atual etapa histórica e a necessidade de unidade para resistir aos retrocessos, lutar, avançar e transformar. “Nos fortaleceu na compreensão do quanto somos estratégicos, em todas nossas ações, para uma saúde de qualidade e a construção de novos rumos para o Brasil. O debate coletivo – anterior e durante o Congresso – face à sua impecável organização e conteúdo programático, garantiu a construção de propostas para nossa inserção cotidiana na superação da atual crise política, econômica e social e a retomada do EAD, dos direitos trabalhistas  e ao trabalho com valorização de nossa profissão da saúde como prioridade estratégica para um projeto de nação que tenha, como elemento fundamental a qualidade de vida do povo brasileiro, a democracia e a soberania nacional. As apresentações das temáticas, o aprofundamento dos debates e a presença de 26 estados da federação nos permitiu chegar ao ápice da construção de uma unidade que garantiu a eleição da nova Diretoria, envolvendo o sábio sentido da renovação e permanência, reconduzindo Ronald e garantindo uma composição de 54% de farmacêuticas eleitas, no reconhecimento do significado político da participação das mulheres no processo da emancipação feminina como fator de emancipação de toda sociedade. Ao final, uma aplaudida afirmação: “Unidade da categoria para ampliar em torno de uma Agenda Farmacêutica para o Brasil: Em Defesa da Nação, da Democracia, da Soberania, dos Direitos, da Saúde e da Assistência Farmacêutica”.

Para o farmacêutico Gabriel Loss, o 9° Congresso da FENAFAR foi certamente um evento marcante e de grande importância para o momento político atual. “A qualidade das falas e dos debates demonstram mais uma vez a vanguarda e preponderância da entidade na defesa do desenvolvimento nacional, dos direitos sociais e de um projeto de nação que dê conta das necessidades do povo brasileiro. A unidade é a bandeira da esperança, como conclamou nosso reeleito presidente da Fenafar, Ronald Ferreira dos Santos, e os dias intensos de atividades, com a participação de 25 estados e do Distrito Federal, reafirmaram esse nosso compromisso. Nesse momento histórico para o país e o mundo, a categoria farmacêutica mostra que está a serviço da sociedade”.